Como foi minha primeira diligência?


 Olá, amigas e amigos!

 Tudo em paz?

 Hoje compartilho com vocês como foi meu primeiro contato com a Correspondência Jurídica. Vou contar qual foi a primeira diligência e como foi minha performance realizando-a.

 Vamos nessa?

"Uma oportunidade!"

 Meu início na Correspondência Jurídica se deu em 2018. Estava passando uns dias com a minha namorada na cidade de Serra Talhada - PE e imaginei que poderia ser um lugar interessante para tentar prestar correspondência, já que o Fórum era bem próximo de onde estávamos e a cidade era um tanto "movimentada".

 Me cadastrei no site do Jurídico Certo depois de algumas pesquisas, pois achei o mais "facinho" de usar e me pareceu o mais seguro também, apesar de ser um pouco mais caro que os demais (como já expliquei na postagem anterior). Cadastrei as comarcas que eu poderia atender (coloquei a cidade em que estava e as cidades vizinhas que eram relativamente próximas e daria pra ir numa boa).

 Pois bem, no mesmo dia já recebi algumas solicitações de diligências, mas fiquei um tanto inseguro de tentar realizá-las. Depois de criar coragem, decidi aceitar uma que pareceu simples: Uma Cópia Integral de um processo numa comarca vizinha (Afogados da Ingazeira - PE).

 Como eu não tinha confiança de tirar uma cópia errada, que não abarcasse as páginas que o contratante queria de fato, achei que a solicitação de uma Cópia Integral (Ou seja, uma cópia de TODO o processo) seria uma boa escolha pra meu início e seria mais simples, pois as chances de errar seriam mínimas, afinal, era só tirar foto de tudo: Da capa até a última folhinha do processo.

 E realmente foi simples!

 Fiquei com um pouco de vergonha de entrar no fórum, pois nem sabia direito onde eu deveria perguntar acerca do processo, tampouco havia manuseado sozinho um processo físico.

 Mas decidi engolir seco e adentrar as portas, perguntando a quem estivesse na frente como faria pra "dar uma olhada" num processo. Para a minha surpresa, foi mais tranquilo do que imaginei. Primeiramente fui orientado pelo policial que estava de plantão no local a ir na Vara Cível do fórum e informar o número do processo ao servidor que estivesse atendendo no balcão, explicando que queria olhar o mesmo.

 Primeiro aprendizado: Check! ✔

 Depois de fazer isso, recebi em poucos minutos o processo físico em mãos. Foi a primeira vez que tive contato com aquela belíssima pasta cheia de folhas com um monte de coisas que nem fazia muita ideia do que eram (além do basicão aprendido na Faculdade). 

 Mas nem pensei muito. Saquei o celular do bolso, me ajeitei no balcão da Vara e logo comecei a tirar foto da capa e de cada página, uma a uma, até o fim do processo (tirei foto até da parte de trás da capa, que nem tinha nada, só por garantia, né).

 Cheguei em casa, abri o Notebook, conectei o celular, passei todas as fotos pra uma pasta no computador, anexei no e-mail e enviei pro contratante.

 Em alguns minutos recebi a resposta de que não era bem assim que se enviava uma Cópia (risos), mas que deveria ter transformando tudo em um arquivo .PDF e ai sim enviar o arquivo único para eles. Apesar dessa leve mancada, o contratante foi bem tranquilo comigo, disse que estava tudo bem para aquela primeira vez e agradeceu a conclusão da diligência.

 Segundo aprendizado: Check! ✔


"Envia, envia, envia!"


 No fim, recebi meu pagamento em 24h na minha Conta Bancária, como havíamos combinado.

 Fiquei emocionado!

 Além de ser minha primeira diligência na correspondência jurídica, foi minha primeira vez entrando em um fórum a trabalho, foi meu primeiro serviço depois de formado, foi minha primeira vergonha e foi meu primeiro pequeno sucesso!

 Hoje estou atuando há mais de 2 anos com a Correspondência Jurídica e agradeço muito por essa experiência, pois a cada dia mais enriqueço meus conhecimentos na área do Direito, conheço mais pessoas do dia a dia jurídico, conheço mais lugares de atuação, bem como faço mais e mais clientes contratantes. 

 Uma saga que começou com uma simples cópia de um processo físico!

  Confesso também que aprendi muuuuuita coisa e realizo praticamente todo tipo de diligência e de forma muito eficaz e rápida. Aprendi alguns truques para adiantar a conversão dos arquivos, aprendi a verificar com antecedência se os processos que vou olhar estarão mesmo disponíveis no fórum (dei algumas viagens perdidas antes de aprender isso), aprendi as "manhas" das audiências etc.

 Que alegria poder aprender todo dia um pouco mais da minha área e ganhar dinheiro com isso! (Essa parte é bem importante!)


Depois de algumas "mancadas", hoje termino os trabalhos assim.


 Pois bem, colegas, essa foi minha primeira experiência na Correspondência Jurídica.

 Espero que tenha conseguido passar um pouco da emoção dessa minha primeira emoção jurídica e que isso sirva de motivação ou mesmo conhecimento para vocês de alguma forma.

 Qualquer dúvida estou à disposição e logo retornarei com mais postagens sobre Correspondência Jurídica, com dias e experiências.

 Até a próxima e um abraço a todos!

Comentários

  1. Muito bom ler sobre sua primeira diligência!

    Aprendemos uns com os outros e, assim, crescemos como Profissionais que amam o Direito.

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando ler suas explicações e narrativas tão objetivas e leves. Está me animando muito. Parabéns e obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por compartilhar sua experiência. São poucos os profissionais que têm a "coragem" de contar como foi o início da carreira. Desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3 Dicas para ganhar mais na Correspondência Jurídica!

Como se cadastrar como Correspondente Jurídico?